• Engenhotur

Que tipo de viajante é você?


Quando estamos planejando uma viagem, tentamos fazer com que nossos dias sejam os mais produtivos possíveis, com um descanso razoável e que nos permita aventuras e experiências das mais diversas.


Na maioria das vezes é uma tarefa árdua conseguir reunir todos os desejos numa viagem só. Principalmente se estamos com mais pessoas, daí agradar à todos, é quase impossível.


Acredito que cada um possui suas características de viagem ideal, por isso, identificar logo a sua e dos que lhe acompanham é fundamental para evitar desconfortos já com a viagem em andamento.


Veja alguns tipos de viajantes.


Os baladeiros e amantes de festas

O foco da viagem são festas, eventos, baladas, por isso a parte da manhã fica reservada para descanso. Festivais também entram nessa categoria. Normalmente gostam de um pouco de aventura.


O importante é ter em foco as baladas e dias certos onde cada lugar oferece o que tem de melhor.


O dia acaba ficando em segundo plano, mas se tiver alguma praia agitada, já fica uma boa opção para a tarde.


Os culturais

Exploram bem mais as regiões visitadas, normalmente escolhem um ou dois lugares à visitar pois querem conhecer o máximo que cada região oferece. Para aproveitar os dias e acompanhar horários de visitações a Museus, devem acordar cedo e ter o dia agendado com o roteiro pré-definido.


Após o jantar, normalmente já vão descansar...


Nesta categoria podemos encontrar os viajantes independentes ou duplas com gostos afins.


Amantes da Natureza

Escolhem locais pré-definidos que tenham muitos passeios, com trilhas, cachoeiras escondidas, normalmente não ficam pulando de lugar em lugar preferindo conhecer bem o local escolhido. Acordam cedo e dormem cedo para repor as energias já que costumam caminhar bastante.


São um pouco aventureiros também, já que acabam fazendo atividades junto à natureza muitas vezes bem diferentes do seu dia-à-dia.


Os independentes

Não se importam em viajar sozinhos, escolhem o roteiro e já pesquisam antes de ir, evitando surpresas e podendo organizar todos os dias conforme sua vontade. Aproveitam muito bem o dia e a noite ainda podem sair (ou não). Os independentes podem ser pessoas que já viajaram muito e acabam optando agora em satisfazer os seus desejos sem ter que se adequar aos demais. Não é egoísmo, é simplesmente focar em viajar no seu tempo. Podem se dar ao luxo de acordar um pouco mais tarde pois são os senhores do seu horário.


Amantes de Sol, Mar, Areia

Nessa categoria entram os que escolhem sempre destinos que envolvam praia, mar, inclusive viagens em navio. O mar faz toda a diferença, então a opção é ir atrás do sol. Podem incluir as baladas à noite.

Os passeios culturais não são a prioridade, então o tempo gira em torno da praia e os horários em função disso. Sunset parties são bem vindas, idem luau à noite e rodas de música na praia.


Os que amam Comer e Beber

Alguns apreciadores de cultura podem se encaixar nesta categoria, mas não é obrigatório.


Aqui, alia-se a vontade de conhecer um lugar que já tenha várias indicações de restaurantes famosos ou bem cotados, além de vinícolas. Onde se possa saborear uma boa comida, um bom vinho e experiências onde o paladar é a prioridade.


Sempre levando em consideração detalhes como: conhecer onde são produzidos os vinhos, azeites, queijos. E isso acaba norteando as escolhas.


Normalmente são viajantes mais maduros que não querem longas viagens, mas que esperam enriquecer seus conhecimentos nessa área e logicamente conhecer mais algum lugar interessante.


Os de baixa temporada

Os que adoram os lugares agitados, porém não suportam as filas e lugares cheios. Alguns optam pelas baixas temporada por motivos financeiros, já que costumam pagar bem mais barato na viagem.


Mas em sua maioria, os de baixa temporada não encaram os lugares com filas, as pistas de esqui lotadas, então escolhem seu destino e vão tranquilamente em períodos de baixa, mas que ainda oferecem tudo de melhor.


Os solitários que gostam de entrar em grupo

Muitas vezes eles podem viajar, mas não tem companhia, então adoram ser inseridos em grupos, assim fazem novas amizades e não precisam (ou não querem) ficar planejando uma viagem.


Somente selecionam os destinos e se insere em algum grupo. Normalmente ficam em quartos sozinhos, mas uma boa parte do dia tem companhia . Na “pior” das hipóteses, ficam amigos dos guias.


Viajando em grupo se sente mais seguro e no momento de dormir, mantém sua privacidade.


Os que fazem tudo e veem tudo

Bem, esses praticamente estão em todo o mundo. Aproveitam a praia (dormem nela pois foram para a balada), comem o que estiver mais fácil. Se todo o pessoal for visitar um lugar ele vai para não perder o passeio (mas não é prioridade). Comem e bebem o que o pessoal decidir. Ele topa tudo. O foco é aproveitar absolutamente TODOS os momentos.


Mistura aventureiros, baladeiros, amantes da natureza, amantes de sol e mar, enfim... Esses viajantes são os que o destino é secundário, o que mais vale é estar em turma. Essa é a viagem ideal para ele.


Minha pergunta agora é: que tipo de viajante é você?


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook

0 visualização
  • Instagram
  • Pinterest
  • Spotify
  • Facebook
Engenhotur - Todos os direitos reservados