
Cultive a distância interna
Uma opção é ficar em cômodos distintos, assim o pet começa a entender a separação. Faça isso entre uma e duas horas por dia e vá aumentando o período com o tempo.
Realize saídas de teste
Faça saídas curtas de casa para mostrar que você irá retornar. Comece aos poucos e aumente os minutos a cada dia, pois isso irá passar a mensagem que você vai sair, mas também voltará.
Organize os passeios dos cachorros
Cães gostam de uma rotina estabelecida para sair de casa. Os passeios são importantes em casos de depressão, visto que ajudam a distrair os bichanos. "Tente acostumá-lo a uma rotina de passeios na qual você conseguirá manter mesmo depois que voltar a trabalhar.
Enriqueça os ambientes de casa
Brinquedos, comidinhas, cobertores e caminhas são essenciais para os pets terem atividades e áreas para gastar (ou recuperar) as energias enquanto estiverem sozinhos.
Para cachorros você pode investir em brinquedos recheados com alimentos, assim eles vão caçar a recompensa. Nos dias mais quentes, petiscos ou pedaços de frutas podem ser congelados em forminhas de gelo, assim o cão vai lamber ou triturar até chegar na comida. Já os gatinhos adoram se divertir com arranhadores e caixas de papelão. Também é possível pendurar fios e jogar bolinhas para os felinos.
Evite o sistema de recompensas
Não é recomendável oferecer reforços positivos, como petiscos ou sachês, sempre que você sai ou chega em casa, visto que isso deixará os animais ainda mais ansiosos.
TV para cachorros
Deixar a televisão ligada em canais para cães é uma opção, caso o bichano já esteja acostumado com o barulho do aparelho e as imagens. "O interesse por esse tipo de opção vai variar de pet para pet
Ajuda de especialista
Se mesmo após as tentativas o animal ainda tiver dificuldades de ficar só, é preciso levá-lo ao veterinário ou adestradores. Os profissionais irão indicar as melhores táticas para cada bichinho.
Comments