• Instagram
  • Pinterest
  • Spotify
  • Facebook
Engenhotur - Todos os direitos reservados 
  • engenhotur

Para sair da rotina: passeios de trem em São Paulo


Final de semana merece um programa para sair da rotina. Não sabe o que fazer? Que tal embarcar em um passeio de trem em São Paulo, conhecendo cidades charmosas que estão bem pertinho da capital? As ferrovias, que antigamente transportavam as riquezas produzidas, hoje fazem os passageiros sentirem um clima de nostalgia a bordo de uma das locomotivas mais antigas do Brasil.


São trechos curtos, que duram algumas horas de passeio, mas que oferecem um visual e uma sensação mista de nostalgia e aventura inesquecíveis. Mas há, também, alguns roteiros mais longos, que cruzam de um estado para outro.


Expresso Turístico – Paranapiacaba

O Expresso Turístico da CPTM tem como destino a antiga e charmosa vila inglesa de Paranapiacaba, localizada em Santo André. A viagem tem dois pontos de embarque: a Estação da Luz, em São Paulo, ou a Estação Celso Daniel, em Santo André.


A viagem é feita a bordo de uma locomotiva da década de 50 totalmente restaurada em um percurso de 48 km pela Linha 10-Turquesa. Apesar da maior parte do trajeto de 1h30 oferecer paisagens urbanas, os passageiros podem conhecer um pouco mais sobre a expansão ferroviária do Brasil ao passar pelas estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas como patrimônio histórico de São Paulo. Ambas foram construídas pela empresa britânica São Paulo Railway, primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.


Para informações de horários e valores acesse o site da CPTM


Trem Expresso Mogi das Cruzes

O trem sai da Estação da Luz, e faz o percurso de 47 quilômetros até Mogi das Cruzes em uma hora e meia. Este passeio é muito indicado para quem gosta de natureza, flores e história. Em Mogi, você pode contratar os passeios em agências de turismo locais e escolher entre os roteiros rurais, que passam pelos orquidários e produtores de flores da cidade, conhecer o Parque das Neblinas ou os museus do centro histórico. O trem também é composto de vagões de passageiros reformados da década de 60 tracionados por locomotiva a diesel de 1952.


Onde comprar: A passagem pode ser adquirida todos os dias, das 9 às 18​h, nas bilheterias das estações Luz e Santo André. O bilhete de trem não contempla os passeios locais.


Para informações de horários e valores acesse o site da CPTM


Maria Fumaça – Campinas 

Este é um dos passeios ferroviários mais lindos do interior paulista. O trem, puxado por uma locomotiva Alco CP 905 original da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, fabricada em 1958, sai de Campinas e faz um percurso de 30 quilômetros até Jaguariúna. Também é possível embarcar em Jaguariúna e fazer o caminho inverso. No trajeto, os passageiros podem conhecer diversas estações antigas da ferrovia e, ao chegar em Jaguariúna, visitar o centro da cidade com suas feirinhas de artesanato. O tempo total de viagem é de três horas e meia.


Para informações de horários e valores acesse o site: Maria Fumaça Campinas


Bondinho turístico – Campos do Jordão

Em Campos do Jordão, além de curtir o friozinho e as belezas naturais da região serrana de São Paulo, há o passeio de bondinho turístico. A charmosa máquina de estilo inglês faz um trajeto que parte da Estação Emílio Ribas, em Capivari, no miolo turístico do município, até o Portal de Entrada da cidade, passando por algumas das principais ruas da região em um trajeto de aproximadamente 50 minutos.


Uma outra opção é o Bonde Turístico Urbano, que se trata do mesmo passeio porém com destino a Vila Abernéssia, um dos mais tradicionais bairros da cidade. Em Abernéssia encontra-se a matriz de Campos do Jordão, o edifício que sediou um dos primeiros hotéis da cidade, o mercado municipal e a estrada que leva ao Palácio de Inverno e ao Auditório Claudio Santoro, onde anualmente se realizam os concertos do Festival de Inverno.


Para informações de horários e valores acesse o site: Bondinho turístico – Campos do Jordão


Paraguaçu Paulista – Trem Turístico Maria Bonita

Este passeio de trem em Paraguaçu Paulista é puro charme. Você embarca em um trem puxado por uma locomotiva inglesa a vapor fabricada em 1879 e, em um trajeto de 24 quilômetros, faz uma viagem no tempo sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. Durante o percurso, algumas paradas precisam ser feitas para aumentar a pressão das caldeiras da Dona Lina, como é chamada a maria fumaça. Ao chegar na Estação de Sapezal, os passageiros poderão acompanhar a manobra da locomotiva no viradouro, visitar o Memorial “Irmãs Galvão”, a dupla caipira feminina mais antiga do Brasil, entre outras atividades programadas.


Para informações de horários e valores acesse o site: Paraguaçu Paulista – Trem Turístico Maria Bonita


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Facebook

141 visualizações