top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

ONGs pelo Brasil: dedique seu tempo para ajudar

Ajudar alguém é sempre um ato nobre, independente do quanto, o que importa é começar.



Primeiro, vamos definir o que são ONGs: Trata-se de uma abreviação para Organizações não Governamentais. Essas organizações têm atuação em regiões onde há falhas nos serviços públicos tais como: Educação e saúde, na maioria dos casos.


Classificadas no que chamamos de Terceiro Setor, as ONGs se sustentam através de doações e, em alguns casos, com recursos do governo.


Quais são as principais dúvidas?


Como faço para ajudar uma ONG?

Para ajudar uma ONG, entre em contato pelo telefone ou e-mail com a ONG, e marque uma vista com o responsável. Todas as instituições gostam de ser visitadas, desde que se tenha o cuidado de marcar antes a visita.


Como fazer doações de objetos para uma ONG?

O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone ou e-mail, quais as necessidades atuais de doação. Para entregar os objetos normalmente não é necessário marcar hora. Geralmente as instituições não buscam doações na casa dos doadores, sendo necessário entregar direto na instituição.


O que posso doar para uma ONG?

As instituições que trabalham com crianças, adolescentes ou idosos sempre têm necessidade de leite em pó, alimentos em geral (arroz, feijão), produtos de higiene (fraldas, lenços umedecidos, pasta de dente, papel higiênico) e produtos de limpeza (sabão em pó, desinfetante, detergente). Roupas devem ser doadas em bom estado, e de preferência limpas e higienizadas. Você pode doar roupas e sapatos de grife, mas o ideal é vende-los e utilizá-los na compra de sapatos e roupas mais simples, que poderão ser adquiridos em maior quantidade.


O que não posso doar para uma ONG?

Roupas íntimas usadas (calcinhas, cuecas, meias) não devem ser doadas.


Como fazer doações em dinheiro para uma ONG?

Muitas instituições dispõem em seu site informações sobre doações em dinheiro, informando o banco, agência e conta para depósito. Caso a instituição não tenha site, ou informações bancárias não estejam disponíveis no site da instituição, entre em contato com a instituição, pelo telefone ou e-mail e verifique como fazer doações em dinheiro. Você poderá fazer uma doação única, ou se transformar em um doador constante, doando mensalmente, por exemplo.


Como fazer trabalho voluntário em uma ONG?

O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone ou e-mail, quais as necessidades atuais de trabalho voluntário.


Não exite uma ONG certa e não existe a melhor ONG. O importante é ajudar baseado nos seus sentimentos e seu propósito.


Existe um portal bem bacana para você ter uma boa noção de nomes de ONGs e regiões de atuação chamado ONGs Brasil.


O portal ONGs Brasil tem como objetivo melhorar a divulgação na internet do trabalho de instituições sociais brasileiras. O ONGs Brasil é uma iniciativa da Irradie, empresa social que tem como missão tornar mais visível na internet o trabalho das organizações sociais, para que estas consigam mais voluntários e doadores.


Se você gostaria de indicar ou falar sobre alguma ONG é só entrar em contato com a gente por aqui ou nas redes sociais.


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page