top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

Dicas para viajar sozinho!

Atualizado: 30 de abr. de 2020

Tirar férias com a família ou os amigos em algum destino turístico é muito bom. Mas você já pensou em conhecer outros lugares desacompanhado?


Vamos listar dicas para que você possa criar coragem, se inspirar e se preparar.

Dicas

Para começar: faça passeios sozinho em sua cidade

Separe um fim de semana para turistar sozinho em sua cidade! Isso irá quebrar os primeiros receios da sua mente.

Visite parques, converse com pessoas desconhecidas, peça para tirarem fotos de você.


Acerte na escolha do destino

Você provavelmente tem um objetivo em mente ao decidir viajar e para isso a escolha certa se dá a partir das opções que cada destino pode oferecer. Se o viajante for uma adolescente e o intuito for lazer e estudo de idioma, alguns destinos são mais recomendados: “destinos que tenham opções de lazer jovens como Estados Unidos, com os parques de diversões ou até mesmo high schools para estudo de idiomas. O Canadá também tem boas opções de escolas e por um preço até mais acessível.


Planeje alguns detalhes com antecedência

Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados. Como em qualquer viagem, se a intenção é economizar, quanto antes as passagens aéreas forem compradas maior a chance de conseguir tarifas baixas. O mesmo vale para reservas de hotéis, caso você decida ficar em um.


Superar medos

Muitas pessoas encontram, em uma viagem, a cura para a superação de seus medos. Uma depressão, síndrome do pânico, uma perda, tudo isso pode te motivar a seguir em frente.


Avise sobre sua viagem

Informe a alguém, seja parente ou amigo, a respeito do seu itinerário. Uma prática super recomendável é conversar com esta pessoa todos os dias da viagem. Hoje em dia, com as facilidades oferecidas por aplicativos, uma mensagem basta para dizer que está tudo bem.


Faça um seguro viagem

Independente da obrigatoriedade de um seguro viagem, vá assegurado. Não corra riscos, já que um imprevisto pode custar caro.

Um seguro saúde irá até você, independente da situação, através de uma equipe especializada.


Para não se sentir sozinho, hospede-se em um hostel

Viajar sozinho não necessariamente é sinônimo de passar toda a viagem sozinho. A experiência em hostels geralmente permitem que você conheça pessoas de diferentes locais e culturas. Muitas vezes você pode encontrar pessoas que também estão viajando sozinhas, o que é uma ótima oportunidade para fazer amigos e obter companhias para passeios.


Saiba administrar seu dinheiro

Lembre-se que você está viajando sozinhO, portanto planeje bem quanto vai precisar e mantenha um pouco de dinheiro em papel com você sempre. Nem todos os lugares aceitam cartões e encontrar um banco 24h pode ser uma tarefa árdua. Em casos de viagens internacionais pode haver a necessidade de desbloquear seus cartões no banco para usá-lo na viagem. Verifique qual é a moeda local do destino em questão e faça o câmbio. Existe também a opção de adquirir cartões pré-pagos para eventualidades.


Tente levar o mínimo de coisas possível

A tarefa de fazer a mala pode ser difícil e ter que deixar algumas coisas de lado pode parecer desesperador, mas é importante ser objetivo e levar apenas o que for útil. Lembre-se que quanto mais coisas você levar, mais difícil será transportar sua mala. Principalmente em casos de viagens estilo mochilão, quanto mais leve a mala, mais prático o transporte. Quanto menor a mala, mais fácil também é para guardá-la em hostels.


Mulheres, viajem sozinhas

O tema viajar sozinha é um pouco delicado para as mulheres. Isso porquê a questão segurança soa mais forte.

Ser mulher, em uma cultura diferente, é um desafio, mas é preciso respeitar os costumes.

Viajar sozinha sendo mulher exige atenção, paciência e cuidados redobrados. Mas que, no final, vale a pena e só te deixa mais forte!


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Facebook

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page