top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

Dicas para viajar com crianças

Vai embarcar numa viagem com crianças? Evite dores de cabeça e planeje bem o passeio.


Viajar com as crianças é muito bom e quem já viveu essa aventura, sabe bem disso. Mas também sabe que ganhar o mundo acompanhado dos pequenos exige cuidados e atenção especial.


Pesquise sobre seu destino

Para s mães que estejam amamentando, vale apena pesquisar se fazê-lo em público é algo comum no destino da viagem. Alguns países são super de boa, mas alguns exigem que você procure um lugar mais reservado para amamentar o bebê. No caso de dúvida, é sempre bom perguntar.


Crianças pagam passagem aérea?

Passagem de crianças de até 2 anos de idade tende a ser mais barata do que o preço de um adulto. O desconto varia de acordo com a política de cada empresa, e é indicado se informar no ato da compra. Mas lembre-se de que, nesse caso, não há uma poltrona para a criança e ela passa o voo inteiro no colo do responsável.


Para crianças entre 2 e 12 anos (incompletos),  há um desconto em relação ao valor total da tarifa de adulto, com direito a assento. Porém, o percentual de desconto varia conforme a companhia aérea e as condições do voo.


Melhor horário para viajar com crianças

Sabemos que uma viagem longa pode ser estressante e cansativa para toda a família. Por isso, se o voo tiver muitas horas prefira viajar à noite, para que o seu(s) filho(s) e/ou filha(s) possam descansar durante a maior parte do percurso possível.


Organize os documentos exigidos para o embarque

Mesmo acompanhada dos pais e/ou responsáveis, as crianças também precisam de documentos para viajar. Por isso, organize tudo de acordo com o destino em questão.


Tempo no aeroporto – check-in online

Tente minimizar o tempo gasto em filas no aeroporto. Uma das coisas mais fáceis é fazer o check-in online – depois só é preciso despachar a mala e passar pela segurança. Em muitos casos, há um espaço para família no portão de segurança.


Vacinas exigidas no exterior

Em caso de viagem para o exterior é importante conferir as exigências de vacinas, entre elas contra a febre amarela. Nesse caso, deve ser providenciado o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (ou CIVP) para você e sua família.


Mescle atividades durante o roteiro da viagem

Não se esqueça de misturar atividades de adultos e de crianças, assim todo mundo sai ganhando. Está indo para Paris e quer ver a Torre Eiffel? Depois de conhecer esse famoso ponto turístico, que tal aproveitar a extensa área com gramado para deixar a criançada correr e gastar um pouco de energia!?


Evite exageros na hora de preparar as bagagens

Tente não exagerar nas malasjá que, mesmo sendo uma viagem com criança, o peso permitido por bagagem deve ser respeitado.

Em voos domésticos, é permitido o despache de até 23 kg, incluindo carrinhos e acessórios. Já para os voos internacionais, a franquia aumenta, dependendo de cada cia aérea. A dica é ficar sempre em alerta para não pagar pelos excessos.


As comidinhas do bebê

Diversos aeroportos permitem que leite materno e comida de bebê sejam transportados em vasilhas com mais de 100ml. Os frascos são normalmente abertos para passar pela segurança, mas isso leva apenas alguns segundos e não contamina a comida. Portanto, vale a pena checar como é o procedimento no aeroporto pelo qual você vai viajar.


Etiquetas de identificação para as crianças

Fazer uma pulseira ou etiqueta com o seu nome e telefone para colocar no pulso, roupa e objetos da criança é um velho e bom jeito de identificação. Uma outra dica bacana de segurança é que existem no mercado vários modelos de dispositivos de rastreamento via GPS para crianças.


O que pode dar errado?

Antes de ir, faça uma lista de tudo que pode dar errado – de contratempos no avião a um voo perdido, e pense como você lidaria com isso. Pensar em situações antes que elas ocorram deixarão você mentalmente preparado para o caso do “vai que…”.


Tem mais alguma dívida? É só falar com a gente! Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page