Vai viajar para o interior de São Paulo e quer saber o que fazer em Ribeirão Preto? Então, vem com a gente e conheça este destino cheio de lugares históricos, belezas naturais e muita diversão.
Existem diversos pontos turísticos em Ribeirão Preto. O município é um dos destinos mais visitados do interior do turismo em São Paulo.
Antes, vamos para umas dúvidas comuns!
Qual a melhor época para viajar para Ribeirão Preto?
Ribeirão Preto é um dos lugares turísticos em SP que pode ser explorado o ano inteiro.
Qual a distância de São Paulo para Ribeirão Preto?
A cidade fica a pouco mais de 300 quilômetros da capital paulista em um percurso de cerca de quatro horas. Inclusive, o trajeto da cidade de São Paulo é bem simples e tranquilo. As estradas possuem ótima infraestrutura e paisagens lindas.
Vale a pena ir de avião?
Depende, porque o tempo que você demoraria para embarcar (mesmo o trajeto de avião durar alguns minutos) você perde a proposta de passar mais tempo com seus amigos/familiares e perde a chance de ver lindas planícies.
Vamos as dicas?
Theatro Pedro II
Patrimônio histórico de São Paulo, o prédio projetado pela artista plástica Tomie Ohtake é uma das construções e pontos turísticos mais importantes de Ribeirão Preto. Além da arquitetura, o teatro tem uma programação incrível.
Casa da Memória Italiana
O espaço sem fins lucrativos visa promover e preservar a história da imigração italiana, especialmente em Ribeirão Preto. Há diversas atividades museológicas na Casa da Memória Italiana, como exposições, visitas-guiadas e oficinas.
Museu do Café
O Museu do Café é outro importante ponto turístico de Ribeirão Preto que conta a história da expansão do café pelo interior do estado de São Paulo. O Museu funciona no antigo casarão que era sede da Fazenda Monte Alegre e possui uma das mais importantes coleções de peças que conta a história do café no estado.
Santuário das Sete Capelas
O santuário possui sete capelas em homenagem a diferentes santos católicos. Idealizado por monges beneditinos, rodeado de muita natureza e paz, o local fica no Morro de São Bento.
Catedral Metropolitana
A história da Catedral Metropolitana começou no século 19, quando fazendeiros fizeram uma doação das terras em adoração ao São Sebastião.
Ao longo dos anos, a igreja foi ampliada, depois demolida em uma reestruturação urbana e, posteriormente, reconstruída novamente no século XX com uma arquitetura neogótica.
Agitação
Colorado Cervejarium e a Choperia Pinguim: os lugares possuem bebidas deliciosas e são bem famosos na cidade.
A Choperia Pinguim, por exemplo, é muito elogiada pelos clientes. Na hora da badalação, escolha as casas noturnas Chess Pub Ribeirão Preto e a Vila Dionísio, conhecidas pela boa música e ótimos drinks.
Cantina italiana
Cantina italiana La Cucina Di Tullio Santini também merece ser visitada. O local é muito famoso por servir pratos italianos tradicionais e deliciosos, além de contar com uma decoração que é puro charme.
Mercado Municipal de Ribeirão Preto
Além de todo o tipo de comidas e especiarias, o Mercado Municipal de Ribeirão Preto tem uma história bem bonita. Construído em 1889, com tijolinhos de barro e cobertura de vidro (arquitetura bastante sofisticada para a época), ele foi completamente destruído por um grande incêndio em 1942. Reerguido, abriu suas portas novamente 16 anos depois da tragédia.
Sorveteria do Geraldo
Muito famosa e amada na cidade, a Sorveteria do Geraldo é considerada quase um patrimônio de Ribeirão. Afinal, está há cinco décadas no mercado.
Commentaires