top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

Como cuidar da sua garrafa de vinho como um profissional

Apreciar momentos memoráveis com uma boa taça de vinho requer alguns cuidados básicos para que a experiência seja ainda mais prazerosa. Selecionamos algumas dicas para que você saiba como cuidar da mais natural das bebidas alcoólicas, desde o armazenamento da garrafa até a degustação à mesa.



Como nem todas as pessoas possuem uma adega climatizada, é essencial saber como armazenar as garrafas de vinho na sua casa. Lembre-se- de mantê-la longe do calor e da luz do sol (não guarde na cozinha ou perto do fogão). O ideal é sempre acondicioná-las deitadas, para evitar que a rolha seque e abra espaço para o oxigênio entrar na garrafa e estragar o vinho.


Cada tipo de vinho tem uma sugestão de temperatura ideal:

brancos de corpo médio ou muito corpo de 10 a 13 graus;

rosés e brancos de corpo ligeiro/médio, de 7 a 10 graus; vinhos doces de 6 a 8 graus;

vinhos espumantes de 6 a 10 graus;

tinto de corpo ligeiro a 13 graus;

tinto de muito ou médio corpo de 15 a 18 graus.


A escolha das taças, por exemplo, pode ser mais descomplicada se você não tiver em casa as quatro clássicas: flute (para espumante e champagne, que são mais alongadas), taça para serviço de vinho branco e vinho rosé (que são de tamanho médio), de vinho tinto (taças de maior dimensão) e de vinho fortificado (taças menores). Tenha em mente que a taça precisa ser de cristal de qualidade boa, lisa, incolor e com borda curvada para dentro, para que o sabor do vinho fique em destaque.


Lembre-se de encher no máximo até 1/3 da taça para movimentá-la em segurança (o movimento de girar a taça ao degustar o vinho libera os aromas da bebida) e sempre segurá-la pela haste, para não alterar a temperatura do mesmo e não deixar marcas de “dedos” que impeçam a análise visual do vinho. Três pontos são essenciais ao provar vinhos: observe, cheire e prove.


Alguns recursos são essenciais para abrir uma garrafa de vinho em casa, como o saca-rolha, dos mais básicos como os manuais ou os elétricos.


Cada vez mais o mundo dos vinhos vem se adaptando: algumas garrafas passam a trazer, além das rolhas de cortiça, tampa de rosca (screwcap) e rolha sintética, que não deixam a desejar em nada na qualidade do vinho.


Você com certeza já ouviu falar sobre o processo de decantação dos vinhos, o decanter é indicado para ser usado em vinhos mais antigos, como o do Porto, já que ele pode apresentar sedimentos no fundo da garrafa e decantá-lo evitará a passagem da borra para o copo. Ele também pode ser usado para suavizar tintos muito taninosos, facilitando a oxigenação deles e realçando os aromas em tintos mais jovens.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page