top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

Viajar na década de 80

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Recentemente assisti uma série e em um dos capítulos os personagens em forma de lembrança voltam a ser jovens e vão para a década de 80 (Série La casa de las flores).


Comecei a lembrar das músicas e resolvi também fazer essa viagem ao tempo.


Pesquisei como eram as viagens e o que as pessoas costumavam levar e usar (sim, me incluo nesses viajantes da época).



Não existia Google, Waze e nenhuma tecnologia atual para nos “guiar”.


Ter um conhecimento básico de Geografia era útil se você quisesse ir de A a B, especialmente quando as instruções de busca eram encontradas em mapas físicos. Caso contrário, abordar uma pessoa para pedir orientação era a melhor opção.


Os cartões postais, mapas de bolso e embalagens ilimitadas estavam na moda!


Rabiscar o seu itinerário em um cartão postal e enviá-lo aos seus parentes pelo correio era meio que obrigatório nos anos 80. Você informava onde estava e o que estava fazendo! Funcionava mais ou menos como uma selfie!


Nada de plataformas para escutar música, nós tínhamos o Walkman e investíamos horas e mais horas fazendo o que hoje chamamos de playlist, para ouvir durante nossa viagem. Ah! O estoque de baterias ia junto, rs.



É curioso lembrar que nessa época existia a opção de poder embarcar com mais de uma mala para fazer o check-in, (não existia mala de rodinhas). Muitas companhias aéreas não limitavam a quantidade de bagagem que você poderia levar a bordo.


Da para imaginar que havia seções de fumantes e não fumantes em aviões naquela época? E apesar de estar restrito a uma determinada área, a fumaça sempre conseguia flutuar por toda a aeronave. Ainda bem que hoje isso é proibido.


Chegando ao seu destino, nada de WhatsApp e FaceTime. Quando se pegava a mala a primeira coisa era achar um telefone publico para ligar e avisar a familia que estava tudo bem. O problema é que a maioria das pessoas fazia a mesma coisa, então, sempre havia fila...


Durante sua viagem internacional, você usava seus trevellers checks para fazer suas compras. Basicamente um cheque em seu nome.


Na volta da sua viagem, você esperava no minimo umas 2 semanas para que suas fotos fossem reveladas. Pareciam décadas! E quando chegavam, juntava família e amigos, para que você mostrasse os lugares que havia visitado.



Ah... Quanta coisa vivida! Acho que vai ter história para outro dia, mas agora deixo você com umas músicas daquele tempo, assim lembramos juntos de tudo o que vivemos: ANOS 80


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page