top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

Istambul: O Palácio Dolmabahce

Você vai me perguntar: porque fazer um texto somente sobre o Palácio Dolmabahce?


Sinceramente? Porque fiquei muito impressionada. Ele é simplesmente magnifico!

O Palácio Dolmabahce, construído no século XIX, é um dos palácios mais glamourosos do mundo. Era o centro administrativo no final do Império Otomano.


Conheça um pouco mais da história...


O sultão Abdül Mecit I (1839-1861), decidiu mudar sua corte imperial de Topkapi para um luxuoso palácio nas margens do Bósforo. Para o local, ele escolheu o dolma bahçe (jardim coberto) onde seus antecessores, os sultões Ahmet I e Osman II, haviam preenchido uma pequena enseada para criar um parque real completo com quiosques e pavilhões de madeira para laze.


Abdül Mecit contratou os arquitetos imperiais Nikoğos e Garabed Balyan para construir um palácio otomano-europeu que impressionaria a todos que olhassem para ele. A arquitetura tradicional do palácio otomano foi evitada - não há pavilhões aqui, e o palácio vira as costas para a vista esplêndida, em vez de celebrá-la. O designer da Ópera de Paris foi trazido para fazer o interior, o que talvez explique sua teatralidade exagerada - os enormes tapetes Hereke, escadaria de cristal e lustres no Selâmlık são particularmente resplandecentes. A construção foi concluída em 1854, e o sultão e sua família se mudaram dois anos depois. Embora tenha tido um efeito decisivo, o projeto extravagante de Abdül Mecit precipitou a falência do império e sinalizou o início do fim da dinastia Osmanli. Durante os primeiros anos da república, Atatürk usou o palácio como sua base em Istambul. Ele morreu lá em 10 de novembro de 1938.

A entrada turística do recinto do palácio é o portão imperial ornamentado, com uma torre do relógio igualmente ornamentada do lado de dentro.

Sarkis Balyan projetou a torre entre 1890 e 1895 para o sultão Abdül Hamit II (1876–1909). Aqui há um café ao ar livre com vistas premium do Bósforo.


Situado em jardins bem cuidados, o palácio é dividido em três seções: Selâmlık, Harem e Veliaht Dairesi (apartamentos do príncipe herdeiro). No Selâmlık, um audiotour auto-guiado leva os visitantes por enormes salões de recepção decorados com ornamentos e passa por uma série de salões mais íntimos.

Há também duas salas de exposições, onde objetos preciosos das coleções do palácio são exibidos. O Harem está organizado como era quando os sultões e suas famílias moravam lá, e também tem uma sala dedicada a Atatürk. O Veliaht Dairesi agora abriga o Museu Nacional de Pintura de Palácios, que é visitado em um bilhete separado. Os edifícios no recinto do palácio incluem um Museu do Relógio cheio de relógios do século XIX; a entrada aqui está incluída nos ingressos do palácio.


O número de visitantes no palácio é limitado a 3000 por dia e esse limite é frequentemente atingido nos finais de semana e feriados - no meio da semana, se possível, e mesmo assim esteja preparado para fazer fila (geralmente por longos períodos e em pleno sol).

Do lado de fora do portão, a Mesquita Dolmabahċe (Dolmabahçe Camii) em Muallim Naci Caddesi foi projetada por Nikoğos Balyan e concluída em 1853.


Curiosidades sobre o Palácio


  • O palácio Dolmabahce tem 285 quartos, 44 salas, 68 banheiros e 6 banheiros turcos;

  • 14 toneladas de ouro foram usadas para decorar os tetos;

  • 131 tapetes artesanais de seda foram encomendados para serem tecidos na cidade de Hereke para o palácio;

  • O candelabro de cristal enviado pela rainha Vitória da Inglaterra como presente para o palácio é o maior candelabro do mundo, com suas 750 lâmpadas e pesos de 4,5 toneladas;

  • O palácio foi o lar dos últimos seis sultões do abolido Império Otomano e o local do palácio era originalmente uma baía no Bósforo, usada para ancorar a frota otomana;

  • Dolmabahce significa “jardim cheio”;

  • O Dolmabahce é o maior palácio da Turquia, com uma área de 45.000;

  • Uma coleção de 202 belas pinturas a óleo pintadas por dezenas de artistas;


Com uma história encantadora e ambientes tão ricos em detalhes, sem dúvidas o incrível Palácio Dolmabahce estará na sua lista quando for visitar a Istambul.


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook


264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page