• Instagram
  • Pinterest
  • Spotify
  • Facebook
Engenhotur - Todos os direitos reservados 
  • engenhotur

Dicas para sua primeira viagem de avião

Atualizado: Jan 29

Vai realizar a sua primeira viagem de avião, mas ainda não sabe como proceder? Certamente você está vivendo uma mistura de sentimentos que passam pela empolgação de experimentar algo novo e o não saber como agir. O friozinho na barriga é normal, afinal, é mesmo uma novidade.


Conhecer destinos diferentes, novas pessoas e vivenciar outras culturas é, de fato, um presente. E a praticidade e a rapidez do avião são uma grande vantagem. Mas ainda existem algumas dúvidas em relação a reserva, check-in online, onde despachar a mala, conexão, etc.



Por isso, preparamos um passo a passo para que você conheça um pouco mais os termos próprios da aviação e entenda sobre esse mundo.


Bagagem

Os passageiros podem levar dois tipos de bagagens no voo. A bagagem de mão deve ter no máximo 5 quilos e será carregada por você no avião. Nela, devem ser colocados objetos de valor, como carteira, celular, documentos, computador entre outros aparelhos. Por medidas de segurança, não entram na mala objetos cortantes (alicate, tesoura de unha, canivetes etc.), frascos com líquidos com mais de 100 ml e produtos inflamáveis ou explosíveis (como isqueiros e sprays).


Cada passageiro, incluindo as crianças, tem direito a levar uma mala grande despachada no momento do check-in, que deve ter no máximo 23 quilos, no caso dos voos nacionais. Se houver excesso, você deve pagar uma taxa extra. Vale identificar a bagagem com um adesivo ou com alguma fita para não confundi-la com a de outra pessoa na hora da retirada. É recomendável colocar também um cadeado para proteger os pertences (exitem muitas malas com cadeado com senha).


Faça o seu Check-in online

O procedimento padrão serve para confirmar o seu lugar. É durante o procedimento que devem ser apresentados os documentos, a bagagem e o código de reserva eletrônica para despache de bagagem e emissão do cartão de embarque.


Documento

Separe o documento necessário para viagem. Para voos nacionais, pode-se utilizar o RG, carteira de motorista, passaporte nacional ou a carteira de trabalho, originais ou cópias autenticadas. Deixe-o sempre a mão, pois ele será pedido mais de uma vez. Para viagens internacionais, são necessários o passaporte, com o visto do local a ser visitado (se o país exigir). E, para alguns destinos, são necessários também comprovantes de vacinas específicas.


Que horas eu devo chegar ao aeroporto?

Para viagens dentro do Brasil, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos duas horas antes do horário do voo para poder realizar todos os procedimentos sem correria. Para voos internacionais, chegue com no mínimo três horas de antecedência.

Você terá tempo para fazer tudo e conhecer tudo que o aeroporto pode oferecer.


Entrada no avião

Ao entrar no avião, basta procurar pelo seu assento, geralmente marcado por um número e uma letra, que estará impresso em seu cartão de embarque. Se estiver com bagagem de mão, guarde os pertences no compartimento acima da poltrona. O item menor, que pode ser uma bolsa, deve ser colocado à sua frente.

Pronto, tudo certo! Você já está pronto para embarcar na sua primeira viagem de avião. A maioria dos voos oferece um lanche com bebida incluída, mas isso depende da companhia aérea e da duração da sua viagem.


Desembarque

Ao chegar ao local de destino, respeite as orientações da equipe de bordo. Os funcionários do avião informarão sobre a possibilidade de desembarque após o procedimento de pouso acabar. Os passageiros vão ser encaminhados para saídas designadas e, se necessário, serão direcionados para um ônibus que transportará para o edifício do aeroporto.


Já na área de desembarque, haverá a indicação do número a esteira na qual a sua bagagem despachada será retirada. Geralmente, você recebe um adesivo colado no papel da passagem (ainda no momento do despache, lá no início) com a identificação da mala, mas não existe fiscalização disso.


Dicas extras

- Na sua primeira viagem, não faça tudo sozinho, seja orientado por uma agência. Nós da Engenhotur estamos aqui para te ajudar com tudo.


- Se você sente que será um tipo de viajante independente (clique aqui para descobrir que tipo de viajante é você), na primeira, procure viajar com alguém que já fez uma viagem de avião.


- Sente na janela certa! Sabe aquela foto incrível da asa do avião? Além do registro, essa área é a primeira a embarcar após a entrada de todos os preferenciais.


- O que fazer em uma turbulência? Nada, Rs! Ela acontece quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. É mais comum quando se ultrapassa uma nuvem de chuvas. Apesar de parecer assustador, as aeronaves são construídas para aguentar as intempéries do tempo, suportar raios e relâmpagos. Apenas permaneça sentado e afivele o cinto até que o voo seja normalizado.


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook


#viagem #dicas #avião

7 visualizações