top of page
  • Foto do escritorEngenhotur

Curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre o antigo Egito



Direitos iguais entre homens e mulheres

Um problema que diversas sociedades modernas ainda lutam para superar era enfrentado na sociedade egípcia. As mulheres egípcias possuíam os mesmos direitos que os homens perante a lei egípcia, algo inimaginável para diversas sociedades antigas. Além disso, mulheres podiam possuir propriedades e criar os filhos sozinhas em caso de divórcio ou morte do cônjuge.


Antigos egípcios não andavam em camelos

Os camelos só começaram a ser usados como meio de transporte muito depois do fim das dinastias que dominavam o antigo Egito. Naquela época, os habitantes utilizavam burros para se locomover e também eram auxiliados pela extensão do rio Nilo, que funcionava como uma avenida para aqueles que utilizavam barcos para navegar entre as diferentes partes do território.


Os antigos egípcios adoravam jogos de tabuleiro

Se você pensa que os jogos de tabuleiro são uma febre que começou na nossa época, está muito enganado. Os habitantes do Egito antigo jogavam vários jogos para passar o tempo. Em um deles, chamado Senet, os jogadores atiravam varas para saber quantos espaços andar em um tabuleiro – mais ou menos como jogamos os nossos dados.


Invenções

Devemos ao antigo Egito diversas criações que fazem parte do nosso dia a dia moderno. Há registros de que os egípcios usavam pasta de dente. Outros estudos já mostraram que eles utilizavam utensílios como canetas, chaves e papel.


Comida e bebida para os mortos

Assim como nós deixamos flores regularmente para nossos mortos, os egípcios também faziam oferendas, porém de forma um pouco diferente. Como davam muita importância para o conceito de vida após a morte, os egípcios levam comida e bebida regularmente para as tumbas de seus mortos, que seriam consumidas espiritualmente pelo Ka, o espírito que vivia eternamente no corpo mumificado. Depois, estes alimentos eram consumidos pela comunidade em festivais de renovação.


Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook

233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page