• Engenhotur

Conheça ingredientes da culinária da Amazônia

Conheça os frutos, as carnes e os temperos que dão sabor aos pratos consumidos na região.


Cupuaçu

De sabor e aroma marcantes, o cupuaçu é um fruto amazônico muito utilizado em balas, compotas, bombons, pudins, sorvetes e outras sobremesas.



Farinha de tapioca

A goma de tapioca (amido de mandioca branca) é usada para fazer a tapioca, que é consumida na Região Norte com diversas opções de recheio como banana, queijo-coalho ou tucumã.



Jambu

O jambu é uma planta que anestesia levemente a boca e a língua, usada como tempero de peixes e em pratos regionais como o tacacá e o pato ao tucupi.



Banana-pacová

A banana-pacová (ou pacovã) é consumida frita, grelhada ou à milanesa, como recheio de tapiocas e sanduíches ou como acompanhamento de refeições.



Pirarucu

O pirarucu é um peixe predador da bacia Amazônica que pode chegar a três metros de comprimento. Por conta de sua carne firme, é chamado de “bacalhau da Amazônia”.



Tucupi

É feito do líquido da mandioca brava, que é tóxico quando está cru, mas é inofensivo quando fervido. O tucupi é ingrediente de caldos, molhos e no tacacá, prato típico da região amazônico.



Tucumã

O tucumã é um fruto que dá em cachos, em uma palmeira de caule espinhoso chamada de tucumanzeiro.



Guaraná

Lendas indígenas foram inspiradas nessa fruta, que quando está no pé tem uma aparência que lembra um olho. A fruta seca e moída resulta no pó que é misturado a refrescos e vitaminas. Ao guaraná são atribuídas propriedades energéticas, que melhoram o desempenho físico e mental.



Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais Instagram Pinterest Facebook

22 visualizações
  • Instagram
  • Pinterest
  • Spotify
  • Facebook
Engenhotur - Todos os direitos reservados